Muita gente acha que a vida de escritor é só glamour. Você senta, escreve algumas horas por dia e sai uma obra-prima, que basta ter talento. Mas desde que eu comecei a escrever – lá com meus 11 aninhos de idade singelos -, pude perceber que não é bem assim que funciona. Escrita requer esforço, suor, noites passadas em claro. Discussões intensas com personagens teimosos. A inspiração existe, mas não se pode contar com ela sempre, é preciso seguir em frente, perseverar diante dos bloqueios criativos. Escrita é rotina. E tem técnica. Existem muitos sites com dias ótimas para escrever e muitas pessoas dispostas a ajudar quem quer ingressar nesse caminho árduo de ser escritor. Pra quem pode pagar, tem cursos e oficinas literárias que se pode fazer para um estudo mais focado das técnicas de escritas. A autora Rô Mierling, com patrocínio da Editora Illuminare, está abrindo inscrições para duas dessas oficinas. Uma focada nos gêneros Drama, Suspense e Terror e outra voltada para o Romance. A proposta é construir livros em conjunto para ajudar os inscritos a praticar as técnicas discutidas nas aulas.
As oficinas vão cobrir criação de personagens, elaboração de desfechos, enredos e continuidade, criação e venda de ebooks, cenários e desenvolvimentos de engate criativo e técnica de escrita a “muitos mãos”, com apostilas digital. As aulas são online, por grupo, email e bate-papo. São 20 vagas e o preço é R$250,00. As inscrições vão só até dia 5 de outubro.
Nina
Oi, May!
Ultimamente não tenho tido tempo de ir a oficinas literárias, por causa do meu pouco tempo livre e o alto custo delas. Mas na semana que vem vou a um, de literatura fantástica e sci-fi, promovida pelo curso de escrita criativa da minha faculdade (e é de graça #bomdimais hahaha). Tô bem ansiosa, porque às vezes acho que perdi um pouco daquela diversidade que as oficinas trazem.
Acho que falta um pouco essas oficinas literárias “diferentonas” (terror é algo que mal tem antologia, né, imagine oficina) e fico feliz por estar nascendo esse nicho mais representativo <3
Love, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/
Mayara Barros
Fiquei muito feliz em ver essas oficinas também (e que bom que tem uma de graça na sua faculdade <3). Até considerei fazer, mas dinheiro me falta XD