Queria falar um pouco sobre a editora que publicou meu primeiro livro e a minha experiência com ela. Sei que a pergunta Com quem publicar? paira na cabeça de todo autor estreante e, apesar de eu também ser estreante, talvez esse meu conhecimento sirva para ajudar alguém.

A Editora Illuminare é uma editora de pequeno / médio porte e suas publicações são pagas. Como assim? Isso significa que o autor tem que investir na publicação, como se estivesse contratando a editora enquanto prestadora de serviços. Tem muita gente que acha isso ruim, mas ao meu ver, é uma necessidade do mercado. Editoras maiores conseguem bancar publicações gratuitas de autores menores porque tem os best-sellers para sustentar a editora. As menores ainda não tem esse capital, então o dinheiro do autor é o que sustenta a editora.

Isso pode acontecer de várias formas – algumas editoras pedem uma parcela do custo total e cobrem o resto – como a Illuminare; outras dão cota de vendas para seus autores, para garantir que a tiragem não vai ficar encalhada no estoque e, portanto, garantir retorno financeiro. Cabe ao escritor escolher qual o melhor caminho para a sua situação.

Mas a minha experiência com a Illuminare tem sido muito boa. O diferencial deles é o apoio que eles dão para a divulgação do autor inclusive depois da publicação. Constantemente eles abrem chamadas para publicação em antologia – que tem um custo reduzido, se comparado com a publicação de obras solo – e fazem eventos para colocar os seus autores em evidência. Sendo um desses, a Feira do Livro Livre, que é realizada em Buenos Aires em parceria com a embaixada brasileira.

2ª Feira do Livro Livre - Buenos Aires, Argentina

2ª Feira do Livro Livre – Buenos Aires, Argentina

Uma coisa que eu só vejo a Illuminare fazer é apoiar escritores que tenham publicado por ela mesmo quando eles divulgam trabalhos feitos com outras editoras. Uma vez autor Illuminare, sempre autor Illuminare. Se quiserem saber mais sobre o processo de publicação deles, no site tem bem detalhado como funciona para publicar com a editora