Recentemente fiz uma thread no twitter sobre o assunto, mas considerando que ainda é a Semana de Visibilidade Assexual, achei que valia um post também. Se quiser ler o que eu escrevi no twitter, deixo aqui o link pra vocês.

Diferença

A comunidade assexual tem lutado muito para conseguir visibilidade, mas o uso de um termo ofensivo continua sendo um obstáculo constante. Vocês conseguem perceber que fica óbvio o desdém de vocês quando a gente pede para usarem uma palavra e vocês ignoram os nossos pedidos porque a palavra que vocês conhecem é a “certa”? Porque é o que está no dicionário “é o certo”?

Assexuado se refere a reprodução biológica que não precisa de troca de gametas para acontecer.

Assexualidade é uma orientação sexual. Se refere a pessoas que não sentem atração sexual ou sentem atração apenas em casos muito específicos.

Porque assexual

A definição de assexuado foi extrapolada e é para patologizar pessoas ace, para tratar a assexualidade como doença, seja mental, seja hormonal.

E é exatamente por isso que a comunidade criou o termo “assexual”. Porque não somos doentes, porque nossa sexualidade é parte intrínseca de nós é da maneira como vemos o mundo.

Entãõ˜quando a gente pedir  “por favor, usem assexual”, respeitem a gente. Não venha pra cima da gente com blablabla dicionário blablabla porque a gente quer mudar o dicionário, a gente quer o que o mundo saiba sobre e respeite a assexualidade.  E a gente não vai conseguir isso se toda vez que a gente pedir respeito, a sociedade inventar um motivo para ignorar as nossas vozes.